Filmes catástrofes, por que são todos iguais?



Com o lançamento de mais um filme catástrofe, Terremoto Falha em San Andreas eu irei ensinar o passo a passo para você aspirante a cineastra, fazer um filme catástrofe.

Vamos as lições:

1 – Personagem -  o personagem principal tem que ser um perdedor, estar em conflito com os filhos ou esposa que na maioria das vezes é "ex", ele quer apenas salvar a vida dos filhos e a sua e sempre sabe de tudo e geralmente ele avisou sobre o desastre, no meio do filme quando tudo se confirmar ele vai ficar todo celerépe e falar “eu te disse”, (O Dia Depois de Amanhã).

2 – Enredo – esse é simples o personagem principal correndo e tudo esta desabando atrás dele, nunca na frente nem do lado, você não vai querer matar seu herói né. (Guerra dos Mundo, 2012).

3 – Os personagens secundários - estão lá para morrer, geralmente sem abrir a boca.

4 – Presidente americano fazendo discurso no climáx final sempre é uma boa, isso incentiva as personagens e faz o público se emocionar (Independece Day, Armageddon).

Então, agora é só começar a escrever seu roteiro, só não se esqueça de escolher o desastre natural, tornado, vulcão, meteóro, chuva, tsunami, pode até ser uma invasão alienígena.

E nunca, nunca mesmo, contrate bons atores para o papel principal, afinal a personagem não se desenvolve e tem que ser mais razo que um pires, você não iria querer uma Meryl Streep gritando histérica fugindo de um tornado ou vulcão.

Abaixo os 5 piores filmes catástrofe



1 - O Dia Depois de Amanhã


A terra ta louca esta congelando, lançando tornado, aquecendo etc. O filho do protagonista fica preso na biblioteca em uma excursão da escola e não pode sair por que tudo esta congelando, ele tem que ficar quentinho lá dentro, e o que o papai cientista faz?

Convence o amigo idiota a ir em uma jornada até Nova York salvar o filhinho do papai, resumindo, o idiota do amigo morre, ele chega na tal biblioteca (e você se pergunta, e aí como ele vai salvar o filho?), logo depois chega os helicópteros para resgatar eles, (e a missão dele que matou o amigo) serviu para nada meu caro leitor.






2 - 2012


Mesmo diretor, mesma história do filme aí de cima, o mundo esta ruindo e John Cusack esta fugindo com os filhos, descobre que o governo está fazendo navios para salvar os ricos, vai até o local, convence um chinês a ajudar ele, um chinês coitado que trabalhou na construção da arca só para conseguir salvar ele e a família, e o que acontece quando o chinês deixa ele passar?
Ele morre, isso mesmo morre, que idiota, anos trabalhando para dar à vida a um desconhecido.







3 - Guerra dos mundo


Dakona Fanning gritando o filme todo, e Tom Cruise fazendo cara de espanto, fim.





4 - Armageddon


Um meteoro vai se chocar com a Terra e o mundo todo vai ser destruído, e só um grupo de perfuradores de petróleo poderão nos salvar, indo até o espaço furando o meteoro, colocando uma bomba dentro (??????).

Piores cenas -  discurso do presidente para o mundo todo, rasante dos aviões no fim do filme e claro a morte do Bruce Willis que não foi triste e sim hilária.




5 - Fim dos tempos


O planeta começa a fazer as pessoas se suicidarem (???????). Eu pensei que fosse uma comédia quando comecei a ver.

O filme é lento, chato, cansativo, e consegue ser mais entediante que propaganda eleitoral. Melhor cena John Leguizamo morre.



Terremoto Falha em San Andreas estréia dia 28 de maio, espero que fuja um pouco do padrão e tenha aquela algo a mais, que tem em filmes catástrofe, algo a mais como em Twister.

A Sinopse parece ser a mesma de todo filme catástrofe Depois que a famosa “Falha de San Andreas” cede, provocando um terremoto de magnitude 9 na Califórnia, um piloto de helicóptero de resgate (The Rock Dwayne Johnson) e sua ex-esposa fazem juntos o caminho de Los Angeles para São Francisco tentando salvar sua única filha. Mas a jornada traiçoeira rumo ao norte é apenas o começo e quando eles acham que o pior pode ter acabado… está apenas começando.

Como você viu pela sinopse é a mesma coisa, salvar filho (a), conflito com ex esposa, e uma jornada pelo meio do "caos".


Share on Google Plus

About ulisses silva

    Blogger Comment
    Facebook Comment

4 comentários:

  1. Sabe de nada, inocente... Os filmes de desastres dos anos 1970 só tem grandes atores, e nenhum é perdedor: são especialistas, bombeiros, soldados, policiais, pessoas comuns... e são muito bons (Terremoto, O Destino de Poseidon, Inferno na Torre... Charlton Heston, Steve McQueen, Paul Newman, Ava Gardner, Gene Hacman...!!! Se vc quiser um filme desastre-filosófico, vá assistir o 'Melancolia' do Trier, que nada tem de ação ou aventura ( e só vale pela Kirsten Dunst nua - heeh... e qual é a graça de assistir um filme de desastre sem ação ou aventura?... Existe espaço para todos os gêneros ou não-gêneros...

    Ah, e o 'Impossível', Naomi Watts e Ewan McGregor, só atores fracos, né?! heeh...

    Enfim. em todos os gêneros ou "não-gêneros" existem filmes bons e ruins... O clichê faz parte do filme de gênero...

    ResponderExcluir
  2. Concordo com o texto, estes filmes citados foram muito ruins, alguns se salvam pelas cenas de destruição, mas em geral a história em si é um amontoado de clichês. Esse de San Andreas também não vai ser grande coisa, a crítica já está malhando a historinha rasa dele. E o The Rock nunca foi essas coisas todas como ator. tirar uma boa atuação do The Rock é como tirar leite de "pedra".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou pensando duas vezes antes de ver no cinema ninguém falou bem do filme, parece que essas produções atualmente é apenas um modo fácil de tirar dinheiro do grande público para financiar algo melhor. Tem algumas exceções como citados pelo George aí em cima, mais isso em mil novecentos e guarana de rolha.

      Excluir
  3. Ele é um ator que tem crescido muito, embora a maioria de seus filmes são Dwayne Johnson ação tem mostrado que eles podem ter diferentes personagens e fazem muito bem.

    ResponderExcluir