Pular para o conteúdo principal

Melhores Seriados dos anos 80 e Suas Curiosidades

Por: Ulisses Silva


Porque será que os seriados da década de 80 nos deixaram tanta lembrança e nos fascinam tanto até hoje? 

Apesar de as séries atualmente serem tecnicamente, muito superior as dos anos 80 e anos 90, algumas são equiparadas a filmes, até melhores, porém naquela época existia um compromisso maior com os seriados, não existia internet, logo tínhamos que esperar a boa vontade das emissoras a passar a temporada seguinte, ou exibir o episódio da semana que as vezes tinha diferença de um ano ou dois, dos episódios lançados nos EUA.

Anos 80 foi uma época em que os seriados faziam nossa cabeça, seja na sessão aventura na rede Globo, ou nas manhãs de domingo no SBT, época de colecionar figurinhas e jogar Master System 4 bits um dos mais avançados na época, tem gente que não sabe o que é aquele som polifônico chato dos jogos.

E o melhor de tudo não existia "spoilers".

A seguir os seriados dos anos 80, que fizeram nossos dias serem mais agradáveis.



1 - Anjos da Lei

Clássico da década de 80, nela, um grupo de jovens policiais se infiltravam nas escolas para investigar crimes cometidos por alunos, esse grupo era chamado de "Anjos da Lei".

Eu lembro que o seriado passava na rede Globo, aos sábados a noite antes de Super Cine, foi o seriado que impulsionou a carreira do Johnny Depp nos cinemas, também foi o primeiro programa a falar abertamente para os jovens, sobre drogas, gangue, gravidez na adolescência e outras coisas que são comuns para rapaziada de hoje em dia, porém na época era "proibido", falar no assunto, ainda mais na TV.

Curiosidade: Johnny Depp aceitou participar do seriado por que achou que ia ter uma temporada só, porém foi um grande sucesso, e ele achou que estava perdendo oportunidades no cinema, e fez de tudo para quebrar seu contrato, desde chegar atrasado, mudar as falas, conseguiu sair da série só na quarta temporada.

Nº de episódios 103

Nº de temporadas 5

Foi ao ar de 1987 a 1991
Abertura da Rede Globo








2 - Esquadrão Classe A

The A-Team era uma série sobre um grupo fictício de ex-comandos do Exército dos Estados Unidos que atuavam como mercenários, utilizando práticas comuns da Guerra do Vietnã.

Passava a noite no SBT, saudade desses seriados dos anos 80 em que um grupo de pessoas ou um protagonista, anda pelos EUA ajudando os outros, tipo Kung Fu, MacGyver entre outros. 

Curiosidade: Quase sempre os planos do Coronel Hannibal não saiam exatamente como planejados, mas sempre aconteciam reviravoltas emocionantes que colocavam tudo em seu devido lugar, fazendo com que o Esquadrão sempre completasse suas missões. O Coronel tinha uma frase de efeito para essas situações: "Adoro quando um plano dá certo".

Nº de temporadas 5

Nº de episódios 98

Foi ao ar de 1983 a 1987
Abertura em português





Quero ver Jack Bauer carregar um míssil no ombro
3 – MacGyver

Quem não conhece o MacGyver? Era o Jack Bauer da década de 80 ou o Jack Bauer é o MacGyver do século 21, porém MacGyver não precisava de computador, satélites, celulares e claro da Chloe salvando sua pele.

Dê um clipe de papel, fósforo, um pedaço de pano, que MacGyver escapa de qualquer situação, esse sim merecia um filmaço em Hollywood.

Curiosidades: As irmãs de Marge Simpson, Patty e Selma são extremamente viciadas no seriado, e MacGyver, faz uma participação em um episódio dos Simpsons, chamado Kiss Kiss Bang Bangalore, no qual elas sequestram ele.


Nº de episódios 139

Nº de temporadas 7

Foi ao ar de 1985 a 1992
Abertura da Rede Globo








4  – Anos Incríveis

A história se passava no anos 60 e fazia uma crítica ao modelo de família americana. Muitos hippies, drogas e guerras, aos olhos de Kevin Arnold nós víamos questões sociais e os eventos históricos do final dos anos 60 e início dos anos 70, recheado de músicas da época.  

No fim dos anos 90 passava muito na Bandeirantes, depois foi para TV Cultura.
Com certeza não existe um seriado igual a este.

Curiosidade: O Kevin Arnold do futuro, que narra a história, tem a voz de Daniel Stern, que é mais conhecido pelo papel do ladrão companheiro de Joe Pesci em “Esqueceram de Mim”. 


Nº de temporadas 6

Nº de episódios 115

Foi ao ar de 1988 a 1993








5 – A Gata e o Rato

Bruce Willis e Cybill Shepherd interpretaram uma dupla de detetives privados, e era uma mistura de comédia, drama e romance. 

O nome do seriado em inglês era Moonlighting, nunca entendi o título em português, deve ser por que eles brigavam igual a um gato e rato, na terceira temporada finalmente eles ficaram juntos.

O episódio foi um grande acontecimento norte-americano, comentado pelos maiores jornais dos Estados Unidos, o episódio teve uma das maiores audiências da história mais de 60 milhões de telespectadores, depois disso a audiência caiu, e o seriado foi cancelado, a graça era ver os dois nunca ficando juntos e o telespectador torcendo, depois que ficaram perdeu a graça e o público foi embora.

Curiosidade: Bruce Willis estrelou uma série de comerciais da marca Levis até ser contratado para estrelar o seriado “A Gata e o Rato”. O ator superou três mil candidatos que batalhavam pelo papel. A atração de sucesso fez com que ele começasse a receber convites de Hollywood.

Nº de temporadas 5

Nº de episódios 67

Foi ao ar de 1985 a 1989








6 – O Pequeno Mestre

Acho que além de mim ninguém mais lembra desse seriado, passava nas tardes da Globo no final dos anos 80, Sargento Jake Rizzo (Gil Gerard) é escolhido por Sabasan como tutor de seu neto Ernie Lee (Ernie Reyes Jr.), o último herdeiro de um clã de antiguidades de artistas marciais especiais e um lutador de karatê altamente treinados.

Todo episódio o molequinho batia em um monte de bandido.

Curiosidade: o garoto cresceu e virou ator de filmes de artes marciais 

Estreou na ABC em 1986 e durou apenas 22 episódios

Abertura da Rede Globo







7 – Changeman

A história gira em torno de Cinco integrantes do exército dos Defensores da Terra são banhados pela Força Terrena (Earth Force) e adquirem cada um os poderes de um animal lendário.

Foi exibido em 1988 pela extinta Rede Manchete, e fez a cabeça da garota da época, todo mundo queria ser um Changeman.

Change Mermaid minha primeira paixão
Curiosidade: Change Mermaid, foi a única mulher a vestir branco. Em todos os tokusatsus (seriado supersentai), as mulheres sempre vestem rosa e/ou amarelo.

Nº  de temporadas 1

Nº  de episódios 55




8 – Armação Ilimitada

Esse era clássico, quem tem mais de 30 anos se lembra do Juba e Lula e o triângulo amoroso com a Zelda, sem falar no garoto que se chamava Bacana, sempre com pensamentos aparecendo em balãozinho na tela igual revista em quadrinhos, a Globo nunca mais acertou novamente e fez um seriado de aventura tão legal.

Curiosidades: O seriado inovou em diversos aspectos, tanto no texto quanto nas imagens. Os episódios eram narrados por Black Boy (Nara Gil), um DJ que tocava músicas e, ao mesmo tempo narrava e comentava as tramas, num cenário de estúdio radiofônico.

Nº de temporadas: 4

Nº de episódios 41

Foi ao ar de 1985 a 1988










Comentários

  1. A CALCINHA DA CHANGE MARMEID SEMPRE ERA UM DOS DESTAQUES KKKK.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu via a abertura só esperando essa cena ahhahaha

      Excluir
  2. Boa análise, focou muita na comédia mas, em termos de público adulto, ou pelo menos quem foi adolescente nessa época,três seriados foram bem acima desses: Dallas, Miami Vice e Magnum. Miami passou aqui em 1986 nostálgico SBT dos anos 80 até ser comprado e reprisado pela globo nos anos 90. Duvido que algum seriado tenha lançado mais músicas pops da época que Miami Vice. Principalmente pra nós aqui no Brasil que não tínhamos tanto acesso a cultura pop.

    Obs: também conhecíamos muita música boa da época nas propagandas dos cigarros Hollywood.

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. Oi bom dia,eu vou te dar uma boa noticia:a Super Maquina vem em 2017 com uma nova verçao somente pra internet mas é o começo vamos aguardar pra ver meu face é tadeucinegrafistaandrade.

      Excluir
    2. show de bola, que veja mais, quem sabe Duro na Queda e Esquadrão Classe A

      Excluir
  4. Faltaram Casal 20, Magnum e Miami Vice!!!

    ResponderExcluir
  5. Essa da calcinha foi demais. Eu ia a loucura nessa época !

    ResponderExcluir
  6. Essa da calcinha foi demais. Eu ia a loucura nessa época !

    ResponderExcluir
  7. Duro na Queda era obrigação no almoço de domingo.Mas os anos 80 foram ricos em seriados.Tenho medo de remakes, acho que não terão o clima daquuela época que foram outros tempos,outra linguagem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, essa nova versão do Mcgayver não sei se vc viu, ta péssimo.

      Excluir
  8. Super Herói Americano, Spectreman, O elo perdido, Perdidos no espaço, Alem da imaginação, Jaspion, Automan, O homem do fundo do mar, Homem Aranha, Hulk (é aquela com o Lou Ferrigno kkk), Tarzan, O Segredo de Isis, Robo Gigante, Mulher Maravilha, Capitão Marvel, Ultra Seven, O Homem de Seis Milhões de Dólares, A Mulher Biônica, CHiPs, Jeannie é um gênio, Terra De Gigantes... Tem serie pra caraca, difícil fazer uma lista que fique pequena hahahahaha

    ResponderExcluir
  9. década de 80 foi a década das séries criativas, por isso tem tantos remakes, podiam fazer um do Chips ia ser show.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Veja Como está o elenco de Falcão - O Campeão Dos Campeões

Se você tem mais de 30 anos com certeza já brincou de queda de braço com seus amigos imitando Sylvester Stallone no filme Falcão – O Campeão dos Campeões (Over the Top, 1987). "Quando viro meu boné me sinto um caminhão" “Eu não gosto de receber tapinha nas costas de pessoas dizendo que sou o melhor, não preciso disso. Se eu vencer, é porque eu quis ser o melhor ao menos uma vez na vida”. 6 vezes que Sylvester Stallone provou ser um ótimo ator É um filme incrível, que não teve uma boa bilheteria no ano de lançamento, repetiu inúmeras vezes na sessão da tarde, e ninguém se cansava de assistir ao filme, é bem motivacional, Lincoln Hank, aqui no Brasil Lincoln Falcão, é um cara humilde que cometeu muitos erros na vida, e agora está tentando se acertar, se aproximando do filho, tentando uma redenção com a ex-mulher e o ex-sogro. É o filme tipico dos anos 80 , onde desde o inicio você sabe quem é o herói e o vilão, a edição do filme é muito boa, você realmente se sente naquela

Como Kevin Costner arruinou a própria carreira

Por: Ulisses Silva Kevin Michael Costner nascido em 18 de Janeiro de 1955, ainda jovem se formou Marketing pela Universidade da Califórnia em 1978, depois de formado decidiu que queria ser ator começou a ter aulas de atuação, e durante todo inicio dos anos 80 fez pontas em filmes pequenos, até que em 1985 com 30 anos veio sua grande chance com o faroeste Silverado um grande sucesso. Fama mundial A Fama mundial veio em 1987, com o filme Os Intocáveis dirigido por Brian De Palma, e se tornou a 6º maior bilheteria do ano de 1987, no mesmo ano fez o ótimo Sem Saída um grande sucesso também, depois disso conseguiu administrar sua carreira com filmes decentes e de muita bilheteria, Vingança, Campo dos Sonhos , até que o jovem   ator em 1990, dirigiu seu primeiro filme, Dança Com Lobos. Dança Com Lobos é o faroeste de maior bilheteria até hoje, rendeu mais de $ 424 milhões de dólares no mundo todo, e custou apenas $ 22 milhões, foi indicado a 12 Oscars e ganho

As 10 Super Heroínas Mais Poderosas e Gatas dos Quadrinhos

Por: Ulisses Silva Cansado de ver matérias e fotos dos Super Heróis homens em todos os sites sobre o tema, resolvi falar das nossas mulheres, nossas heroínas, que as vezes são tão mal aproveitadas nos filmes e nas séries, mulheres que deveriam ter seu próprio filme solo, algumas tiveram, mas fizeram da forma errada, não tratando essas damas com o devido respeito e o valor que elas tem em nossas vidas. 1 - Mulher Maravilha Nossa amazona preferida e uma das heroínas mais gata e poderosa dos quadrinhos , já teve um seriado de sucesso a várias décadas atrás, porém nunca tivemos o prazer de vê-la em tela grande, porém ano que vem finalmente ela aparecerá em Batman e Superman A Origem da Justiça, mesmo que seja por poucos segundos, já vale a pena, pois sabemos que a veremos em um filme solo só dela, em um futuro próximo. Atores que quase foram super heróis no cinema 2 - Tempestade Uma das mutantes mais poderosas do mundo, já foi líder dos X-Men, já deu uns pegas