Pular para o conteúdo principal

O Dia em que a Marvel foi a Falência

por: Ulisses Silva


Poucas pessoas sabem mais nos anos 90 a Marvel não era essa gigante destruidora de bilheterias que é hoje

A Marvel e a DC sempre foram rivais nos quadrinhos, cinema, tv e qualquer mídia que tenha super heróis, porém diferente da DC que faz parte do grupo time Warner e tem por trás um dos maiores estúdios do mundo - Warner Brothers -, a Marvel para entrar na briga e chegar a outras mídias no inicio da década de 80, comprou o estúdio de animação DePatie-Freleng, relançou a empresa como Marvel Productions, passando a desenvolver desenhos para a televisão.

Mais para frente a New World Entertainment uma empresa de cinema e televisão comprou a Marvel, era uma época que séries e filmes baseado em quadrinhos não interessava a ninguém, tanto é que o filme  “O Justiceiro” (1989), estrelado por Dolph Lundgren, foi um grande fiasco e séries de tv como Geração X não passou do episódio piloto.



Com prejuízo a New World vendeu a Marvel ao bilionário Ronald Perelman, dono dos cosméticos Revlon, depois de lançar ações na bolsa passou a explorar mais o potencial dos personagens, deu certo pois no início da década de 90 as HQs do Homem-Aranha e X-Men estavam vendendo, bem chegando a casa de um milhão de unidades vendidas por edição.


ComicCon 2007, o 15º aniversário de fundação da Image Comics. Da esquerda para a direita: Jim Lee, Todd McFarlane, Erik Larsen, Jim Valentino, Marc Silvestri, Rob Liefeld, and Whilce Portacio
Em 1992 os sete principais ilustradores e roteiristas saíram da Marvel Comics, o motivo era que a Marvel não negociava pagamento por direitos autorais, eles trabalhavam como freelancers, recebendo por página, logo Todd McFarlane, Rob Liefeld, Jim Lee, Marc Silvestri, Erik Larsen, Jim Valentino, Whilce Portacio, Robert Kirkman, montaram sua própria editora a IMAGE, se tornando uma forte dor de cabeça para a Marvel e a DC na década de 90. O impacto na Marvel foi grande, depois disso foi só ladeira abaixo e em 1996 é forçada a decretar falência por incapacidade de honrar seus compromissos.



No desespero a Marvel vendeu os direitos dos personagens para o cinema a preço de banana, X-Men, Quarteto Fantástico, Demolidor foram para Fox, Hulk para Universal, Homem Aranha para Sony, etc., até então ninguém enxergava o potencial de um filme baseado em quadrinhos, algo que quase ninguém sabe foi que Blade o Caçador de Vampiros foi quem deu o ponta pé inicial, filme produzido em 1998, chegou aos cinemas como quem não quer nada, orçado em $45 milhões de dólares, o filme faturou mais de $131 milhões no mundo todo, foi então que os estúdios perceberam que se um personagem desconhecido fez tanto sucesso imagina os Tops, em 2000 veio X-Men, vendo hoje em dia e comparando com os filmes atuais chega a ser meio bobo, mas abriu caminho para os $809 milhões de bilheteria de Homem-Aranha em 2002.



Depois disso todo mundo queria fazer filme de super-herói (diretor de Lanterna Verde disse em entrevista que nem conhecia o herói só fez porque todo mundo estava fazendo filme de HQs) e no exagero fizeram monte de lixo, Demolidor, Elektra, Hulk (o primeiro), Motoqueiro Fantasma, Quarteto Fantástico, entre outros, mais graças aos Deuses, a Marvel teve visão e pegou um empréstimo de $525 milhões do banco Merrill Lynch que garantiria a produção de cinco filmes, e com alguns personagens que ela ainda detinha os direitos, arriscaram fazer filmes, muitos produtores de Hollywood riram da ousadia e com um personagem do segundo escalão, Homem de Ferro, fizeram seu primeiro filme de sucesso, depois disso a história todo mundo já sabe mais de meio bilhão no mundo todo a carreira do ator Robert Downey, Jr. foi, ressuscitada.



Logo depois veio Thor, Capitão América, Os Vingadores, e em 2009 a Disney comprou a Marvel por 4,3 bilhões de dólares (podia ter comprado por $79 milhões no final dos anos 80 iria economizar muito), contudo depois de 75 anos de altos e baixos, a Marvel se estabeleceu e conseguiu criar um universo cinematográfico, algo que ninguém ousou fazer antes, vários filmes interligados, atualmente o sonho de consumo de todo estúdio.




Comentários

  1. Muito obrigado pelas informações, realmente quem ganha somos nos , mais ainda prefiro a Marvel.

    ResponderExcluir
  2. Quadrinhos virou coisa para gays, lesbicas e amantes de sagas caça-niqueis nos dias de hoje. Desisti. Tô só nos scans de hqs velhas.

    ResponderExcluir
  3. Adoro a Marvel, mas ainda prefiro a DC kkkkk

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Veja Como está o elenco de Falcão - O Campeão Dos Campeões

Se você tem mais de 30 anos com certeza já brincou de queda de braço com seus amigos imitando Sylvester Stallone no filme Falcão – O Campeão dos Campeões (Over the Top, 1987). "Quando viro meu boné me sinto um caminhão" “Eu não gosto de receber tapinha nas costas de pessoas dizendo que sou o melhor, não preciso disso. Se eu vencer, é porque eu quis ser o melhor ao menos uma vez na vida”. 6 vezes que Sylvester Stallone provou ser um ótimo ator É um filme incrível, que não teve uma boa bilheteria no ano de lançamento, repetiu inúmeras vezes na sessão da tarde, e ninguém se cansava de assistir ao filme, é bem motivacional, Lincoln Hank, aqui no Brasil Lincoln Falcão, é um cara humilde que cometeu muitos erros na vida, e agora está tentando se acertar, se aproximando do filho, tentando uma redenção com a ex-mulher e o ex-sogro. É o filme tipico dos anos 80 , onde desde o inicio você sabe quem é o herói e o vilão, a edição do filme é muito boa, você realmente se sente naquela

Como Kevin Costner arruinou a própria carreira

Por: Ulisses Silva Kevin Michael Costner nascido em 18 de Janeiro de 1955, ainda jovem se formou Marketing pela Universidade da Califórnia em 1978, depois de formado decidiu que queria ser ator começou a ter aulas de atuação, e durante todo inicio dos anos 80 fez pontas em filmes pequenos, até que em 1985 com 30 anos veio sua grande chance com o faroeste Silverado um grande sucesso. Fama mundial A Fama mundial veio em 1987, com o filme Os Intocáveis dirigido por Brian De Palma, e se tornou a 6º maior bilheteria do ano de 1987, no mesmo ano fez o ótimo Sem Saída um grande sucesso também, depois disso conseguiu administrar sua carreira com filmes decentes e de muita bilheteria, Vingança, Campo dos Sonhos , até que o jovem   ator em 1990, dirigiu seu primeiro filme, Dança Com Lobos. Dança Com Lobos é o faroeste de maior bilheteria até hoje, rendeu mais de $ 424 milhões de dólares no mundo todo, e custou apenas $ 22 milhões, foi indicado a 12 Oscars e ganho

As 10 Super Heroínas Mais Poderosas e Gatas dos Quadrinhos

Por: Ulisses Silva Cansado de ver matérias e fotos dos Super Heróis homens em todos os sites sobre o tema, resolvi falar das nossas mulheres, nossas heroínas, que as vezes são tão mal aproveitadas nos filmes e nas séries, mulheres que deveriam ter seu próprio filme solo, algumas tiveram, mas fizeram da forma errada, não tratando essas damas com o devido respeito e o valor que elas tem em nossas vidas. 1 - Mulher Maravilha Nossa amazona preferida e uma das heroínas mais gata e poderosa dos quadrinhos , já teve um seriado de sucesso a várias décadas atrás, porém nunca tivemos o prazer de vê-la em tela grande, porém ano que vem finalmente ela aparecerá em Batman e Superman A Origem da Justiça, mesmo que seja por poucos segundos, já vale a pena, pois sabemos que a veremos em um filme solo só dela, em um futuro próximo. Atores que quase foram super heróis no cinema 2 - Tempestade Uma das mutantes mais poderosas do mundo, já foi líder dos X-Men, já deu uns pegas