John Travolta do fracasso ao sucesso e ao fracasso de novo

Por: Ulisses Silva



Poucos atores que começaram suas carreiras na década de 70, 80, ainda fazem sucesso, têm exceções como Tom Cruise e Tom Hanks.

John Travolta é como Rocky Balboa, sempre que cai na lona se levanta de novo, foram muitos altos e baixos, porém ele não consegue manter-se no topo, sempre cai novamente.


Seu primeiro papel foi no seriado Emergency! Isso em 1972, depois de ralar muito ganhou um papel de destaque em Carrie A Estranha, um valentão que a Carrie mata sem dó nem piedade, o que abriu caminho para em 1977 virar ídolo de uma geração com o filme Os Embalos de Sábado a Noite, faturou mais de $ 237 milhões no mundo todo, a trilha sonora de Os Embalos de Sábado a Noite é uma das mais vendidas no mundo até hoje.


Na sequência fez Grease Nos Tempos da Brilhantina, e se tornou o astro mais popular do mundo, levando as mulheres ao delírio, todos queriam ele, toda Hollywood, todas as mulheres, o mundo era seu.

Capa de revista, símbolo sexual, fama, dinheiro, tudo o que um jovem com um pouco mais de 20 anos deseja.

Foram mais de $ 350 milhões de dólares de bilheteria para uma produção de apenas $ 6 milhões.

Valeu por me ajudar a arruinar minha carreira
Porém no inicio dos anos 80 com todos aos seus pés, fez uma escolha pior que a outra, um fracasso atrás do outros tudo que ele fazia naufragava, Stallone deu uma ajudinha dirigindo o péssimo e sem sentido Os Embalos de Sábado Continuam, uma das piores coisas já feitas no cinema.


Embalos a Dois, Perfeição, Os Espertinhos, nada dava certo e ele afundou com a carreira, até que ele topou fazer um filme de bebê falante chamado Olha Quem Está Falando, clássico da sessão da tarde, com mais de $ 296 milhões em bilheteria no mundo todo, quarta maior bilheteria de 1989, a frente de De Volta Para o Futuro 2 e Caça Fantasmas 2, John Travolta ressuscitou igual a uma Fênix, novamente experimentada o gostinho da fama e do mundo aos seus pés.


Como no inicio dos anos 80, agora no inicio dos anos 90, John Travolta caiu na mesma armadilha, um filme ruim atrás do outro, Correntes Alucinantes, O Preço do Afeto, e o fundo do poço Olha Quem Está Falando Agora com cachorro falante, mas como em Rocky 3, quando tudo parecia perdido para o Rocky quando ele perdeu para o Clubber Lang, aparece Quentin Tarantino o Apollo Creed do John Travolta e oferece um papel em Pulp Fiction pelo cachê módico de apenas $ 150 mil dólares, como não tinha nada a perder, John aceitou o resto você já sabe...

Uma indicação ao Oscar, vários prêmios de melhor ator, o filme faturou mais de $ 207 milhões no mundo todo e novamente John Travolta estava onde nunca deveria ter saído, o topo, porém dessa vez ele foi mais cauteloso e escolheu certo seus filmes e foi um sucesso atrás do outro, O Nome do Jogo, A Última Ameaça e em 1997 com o filme A Outra Face ele entrou para o clube dos cachês de $ 20 milhões de dólares, que eram membros, Stallone, Mel Gibson, Tom Cruise entre outros.


No inicio do ano 2000 bateu uma doidera nele e resolveu fazer o filme A Reconquista baseado no livro escrito pelo fundador da Cientologia, Lafayette Ronald Hubbard, religião o qual John segue, nenhuma produtora quis financia, Travolta tirou dinheiro do próprio bolso junto com a produtora Franchise Pictures, fizeram o filme com $ 73 milhões de dólares o filme rendeu $ 29 milhões, a produtora foi a falência e John Travolta afundou a carreira de novo.

Depois disso foi só ladeira abaixo, afundou mais rápido que o Pérola Negra em Piratas do Caribe o Baú da Morte, fez porcarias que deram prejuízos como: O Justiceiro, Violação de Conduta, A Senha: Swordfish, Bilhete Premiado no qual ganhou o cachê incrível de $ 22 milhões para um filme que faturou apenas $ 10 milhões.


Novamente conseguiu se reinventar em 2007 com os filmes Hairspray: Em Busca da Fama e Motoqueiros Selvagens dois sucessos de bilheteria e depois disso novamente conseguiu jogar tudo na lama, atualmente esta no elenco do seriado American Crime Story.

Uma coisa é certa, ele não deve estar ligando muito, afinal já está com mais de 60 anos, e milionário, o sucesso é um mero detalhe, só a nível de curiosidade...

Em 1996 ele ganhou  $ 8 milhões de dólares por A Última Ameaça e mais $ 8 milhões por Phenomenon e mais $ 12 milhões de dólares por Michael Anjo e Sedutor.

No ano seguinte em 1997 foram $ 20 milhões por A Outra Face e mais $ 20 por O Quarto Poder.

Alguns cachês do John Travolta.

Segredos do Poder  (1998)          $17.000.000

A Qualquer Preço (1998)              $20.000.000

A Filha do General (1999)             $20.000.000

A Senha: Swordfish (2001)           $20.000.000

Violação de Conduta (2003)         $15.000.000

Brigada 49 (2004)                          $20.000.000

Share on Google Plus

About ulisses silva

    Blogger Comment
    Facebook Comment

4 comentários:

  1. Puts.... acho que pouqíssimos conseguiram o trunfo de ter uma carreira sempre em alta... Uma pena...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, porém ainda veremos muito de John Travolta nos cinemas e agora tv.

      Excluir
  2. nao falou do otimo 2 coracoes uma só batida., que john e musico de blues....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom esse filme sbt passava direto.

      Excluir